5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Paraná – Marcelo Montanha

Ocorreu nos últimos dias 06, 07 e 08 de junho a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Paraná – Marcelo Montanha realizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR). O evento foi realizado na Teatro da Federação Espírita (FEP) e teve como objetivo propor  diretrizes para a implementação da Política Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST). O evento possui abrangência estadual e etapas Macrorregionais são  em todo o estado e seu tema central e seus sub-eixos devem ser discutidos nessas etapas.

 

O eixo central da conferência foi a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado” e teve como propósito orientar as discussões das etapas macrorregionais. A 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Paraná foi  composta por  cerca de 332 delegados, divididos em 166 usuários, 83 trabalhadores de saúde e 83 gestores e prestadores de serviços de saúde. 

 

Um dos temas abordados na conferência, por Manoela de Carvalho, foi o fortalecimento da participação dos trabalhadores(as) da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador(a). Durante a apresentação foi exposto que é necessário compreender as causas do enfraquecimento e a conjectura dos processos de participação no trabalho, já que as condições de vida decorrentes do trabalho podem explicar as condições de participação da classe trabalhadora. Outros temas abordados foram o dever do Estado acerca da saúde do trabalhador(a), por Paulo Gutierrez da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o estudo das relações entre o trabalho e o processo saúde/doença, bem como a finalidade do Conselho Regional de Secretarias  Municipais de Saúde (CRESEMS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) por Cristiane  Martins Pantaleão, Secretária de Saúde de Ubiratã.