Conselho Estadual de Saúde/PR e ESPP promovem curso de capacitação para Conselheiros de Saúde 31/01/2014 - 16:00

capaci
Nesta quarta-feira (29), o Conselho Estadual de Saúde do Paraná em conjunto com a Escola de Saúde Pública do Paraná promoveram a abertura do curso de capacitação para conselheiros municipais, estaduais e secretarias executivas dos conselhos de saúde. Serão capacitados até julho 750 conselheiros de saúde de 70 municípios paranaenses.

A abertura do dia 29 de janeiro deu início ao alinhamento institucional e pedagógico para os facilitadores do curso que ocorre nos dias 30 e 31 de janeiro.

A proposta da capacitação, que se iniciam dia 8 de fevereiro, é capacitar 675 conselheiros de saúde e 70 membros das secretarias executivas dos conselhos municipais nos municípios de 05 Regionais de Saúde (1ª, 3ª, 6ª, 9ª e17ª) dando início a um processo de educação permanente em que os conselheiros e secretários(as) executivos(as) adquiram conhecimentos e habilidades para atuar de acordo com as atribuições delegadas aos conselheiros de saúde no espaço dos conselhos de saúde.

O Secretário Estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, compareceu a abertura do curso e ressaltou a importância do investimento do governo em capacitações, pois fortalece os programas estratégicos do Governo, junto com investimento e custeio. “Sempre comemoramos obras, investimentos, no entanto, o que tem feito a política de saúde avançar são as capacitações, as conferências”, Afirma Caputo Neto.

Joelma Aparecida De Souza Carvalho, presidente do Conselho Estadual de Saúde, ressaltou que a capacitação foi muito aguardada pelos conselheiros de saúde e só foi possível realiza-la com apoio da Secretaria de Saúde. “Vamos proporcionar aos conselheiros o acesso às políticas de saúde, principalmente do Paraná. Este curso dará base para que o conselheiro consiga exercer o seu papel, que é dialogar com o gestor, propor diretrizes e fiscalizar o cumprimento dos planos de saúde”, disse Joelma.

As aulas serão ministradas nos seguintes municípios sedes: Paranaguá,Guaratuba,Guaraqueçaba,Jaguariaiva, Castro, Ponta Grossa, Palmeira São Miguel do Oeste, Foz do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Nova Olímpia, Ivaté, Pérola, Iporã, Alto do Piquiri, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Cambé, Londrina, Ibiporã, Prado Ferreira, Porecatu, Rolândia, Bela Vista do Paraíso e Centenário do Sul.

Acompanhe aqui os informes gerais da capacitação e plano de capacitação a ser desenvolvido pelos profissionais credenciados.

Fotos do Evento.