Retorno reuniões presenciais e Eleição da Mesa Diretora do CES/PR 25/02/2022 - 13:22

Após quase dois anos realizando as reuniões de forma virtual, em decorrência da pandemia do COVID-19, o Conselho Estadual de Saúde do Paraná – CES/PR se reuniu presencialmente em Curitiba-PR para as reuniões das Comissões Temáticas, 292ª Reunião Ordinária e 1ª Reunião Extraordinária de 2022.

A última reunião presencial do CES/PR, antes da pandemia do COVID-19, havia ocorrido em fevereiro de 2020 e na época foi eleita a Mesa Diretora para o biênio Março/2020-Fevereiro/2022, cuja presidência ficou a cargo do conselheiro Marcelo Hagebock Guimarães do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região (Cref9/PR).

Em março de 2020, quando ocorreria a primeira reunião sob a condução da nova Mesa Diretora, o Governo do Estado do Paraná emitiu o decreto de nº4230/2020 que dispunha de medidas para enfrentamento da COVID-19.

Com as restrições presentes no decreto estadual, as reuniões do CES/PR tiveram que ser canceladas às vésperas de suas ocorrências. Mesmo com as restrições, o CES/PR não se furtou de seu papel no controle social e no mês seguinte já se reuniria de forma virtual.

A Mesa Diretora gestão Março/2020-Fevereiro/2022 com certeza ficará na história do CES/PR por ter sido uma gestão que vigorou quase que por completo num período inusitado, tendo somente conduzido uma reunião de maneira presencial (a 292ª Reunião Ordinária, realizada em 24/02/2022).

Nas palavras do presidente Marcelo Hagebock Guimarães, “a gestão do Conselho Estadual de Saúde, no período de março de 2020 a fevereiro de 2022, foi talvez uma das gestões que enfrentou talvez o maior desafio na condução do Conselho Estadual de Saúde. Gestão que tomou posse dias antes de dar início a pandemia no Brasil, acabou que já pra primeira reunião não foi possível a reunião presencial, então, uma série de readequações se fizeram extremamente necessárias pra que o controle social pudesse exercer o seu papel de proposição e fiscalização das políticas públicas no Paraná. E, essa gestão da Mesa Diretora e do Pleno do Conselho tiveram que fazer várias readequações no seu modo de operar e no modo de proceder com as reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho. Talvez tenha sido um desafio muito grande e também foi um momento de muito aprendizado para todos conselheiros e conselheiras estaduais do Paraná, mas que com certeza o desafio eminente foi vencido pela gestão da Mesa Diretora, obtivemos êxito na condução Conselho conseguindo conduzir as reuniões de forma transparente, de forma democrática permitindo a participação de todos os representantes das entidades que compõem o Conselho, mas que também dando voz a outros atores do controle social que não compõem o Conselho Estadual de Saúde, inclusive fortalecendo várias parcerias do próprio Conselho. A gente fortaleceu a parceria com o Ministério Público do Paraná, que acompanhou nossas reuniões. Fortaleceu a parceria com o Cosems, que também participou das nossas reuniões. E, com a sociedade civil de uma maneira geral que teve a oportunidade de acompanhar as reuniões do Conselho de modo virtual, visto que a Mesa Diretora junto com a Secretaria Executiva conseguiu fazer a proposição de transmissão pelo canal do Youtube. Então, as reuniões puderam ser acompanhadas pela sociedade de uma maneira geral e as pessoas puderam entender o processo de como funciona, isso foi talvez o maior êxito que foi possível”.

Tendo o término do seu mandato na presidência do CES/PR no dia 28/02/2022, Marcelo aproveita o momento para “desejar sucesso à nova Mesa Diretora retornando às reuniões presenciais, que possam conduzir com eficácia, com eficiência e o controle social do Paraná possa cada vez mais ter o seu papel desempenhado e fortalecido.”

Nova Mesa Diretora, gestão Março/2022-Fevereiro/2024

Na 1ª Reunião Extraordinária de 2022 do CES/PR, também ocorrida em 24/02/2022, aconteceu a eleição da nova Mesa Diretora do CES/PR, a qual será responsável por conduzir os trabalhos do CES/PR no período de 1º de março de 2022 a 29 de fevereiro de 2024. E, cuja presidência ficará a cargo do conselheiro Rangel da Silva da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná – Fehospar.

Rangel assume a presidência do CES/PR tendo, em suas palavras, “compromisso com todos e com a saúde pública do Estado do Paraná e dessa forma colaborando com a saúde do Brasil, seguindo o regimento interno do Conselho e também seguindo as legislações que balizam o controle social. Espero realmente poder cumprir os nossos objetivos. Espero, com a permissão de Deus, que consigamos fazer o nosso melhor papel na questão do controle social. Estou à disposição, no que estiver no meu alcance, se puder ajudar ou acolher, as demandas de saúde pública.”

Composição da Mesa Diretora para a gestão Março/2022-Fevereiro/2024:

Presidente: Rangel da Silva, Fehospar, segmento prestador

1º Vice-presidente: Fabio Stahlschmidt, CRF/PR, segmento trabalhador