Paraná inicia as etapas preparatórias para a V Conferência Estadual de Saúde Mental
11/02/2022 - 11:50

O Conselho Estadual de Saúde (CES), sob os auspícios da Secretaria da Saúde, realizou, em Cianorte, região noroeste do Estado, a etapa preparatória da V Conferência Estadual de Saúde Mental do Paraná, que acontece em abril. O encontro teve a participação de profissionais da área, prestadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O tema central para as conferências de saúde mental, proposto pelo Conselho Nacional de Saúde, é: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O debate tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações. 

Os impactos na saúde da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia são os principais assuntos das conferências, além da gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental. 

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, que atua como conselheira do CES/PR e é integrante da Comissão Organizadora da V Conferência Estadual de Saúde Mental, fez questão de prestigiar o evento em Cianorte, que teve o apoio da 13ª Regional de Saúde. 

“A pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças nas rotinas de vida e trabalho, com a necessidade de criar novos hábitos e cuidados. A saúde mental mostra-se em meio a tudo isso também bastante afetada”.

Pesquisas nacionais e internacionais apontam o aumento de casos de ansiedade e depressão na população. “A nova realidade mostra ainda mais a importância em construir novas formas de cuidado psicossocial, além da necessidade de incentivar o autocuidado e o cuidado com o coletivo, complementou a diretora. 

Hoje a Sesa investe mensalmente junto ao Serviço Integrado de Saúde Mental cerca de R$ 467 mil, em estratégias para funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e Unidade de Acolhimento de pacientes. 

CONFERÊNCIA – V Conferência Estadual de Saúde Mental do Paraná será realizada em Curitiba, nos dias 25 e 26 de abril de 2022. É fórum de debate e deliberação aberto a todos os segmentos da sociedade e tem como finalidades, avaliar a situação da Política Estadual de Saúde Mental, eleger e homologar os delegados para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá em Brasília no mês de novembro, entre outros assuntos pertinentes ao tema.

 

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SESA (https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/Parana-inicia-etapas-preparatorias-para-V-Conferencia-Estadual-de-Saude-Mental)

Últimas Notícias