Mobilização a favor do PL 321/13 aconteceu em Curitiba e visou garantir 10% das receitas bruta da União 28/10/2013 - 16:50

mob10
Na manhã deste sábado (26), conselheiros municipais e estaduais de saúde, dirigentes das secretarias de saúde e o secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto, participaram da Mobilização em prol do Projeto de Lei de Iniciativa Popular 321/13 em uma caminhada que seguiu da Praça Santos Andrade com direção à Boca Maldita, centro de Curitiba.

A mobilização visou garantir que o Governo Federal aplique 10% de toda a receita corrente bruta da União, que equivale a cerca de R$39 bilhões e convocou a todos os cidadãos paranaenses para que entrem em contato com os deputados federais e senadores do Paraná para votar a favor do Projeto de Lei 321/13, tendo em vista que o Governo Federal apresentou uma contraproposta que pretende destinar 15% da receita corrente líquida, o que corresponde a apenas R$8,5 bilhões.

“O movimento Saúde+10 é de fundamental importância para os avanços do Sistema Único de Saúde no país. Nós temos hoje que avançar em duas questões: na gestão e no financiamento. Com relação à gestão, cabe a todos nós cada vez mais nos capacitarmos, temos feitos capacitações, treinamentos, processos de educação e saúde, agora importante é o financiamento. Os municípios, via de regra, já cumprem com seu papel, os estados, a enorme maioria deles. O que precisa agora é o Governo Federal através do Orçamento Geral da União, colocar esses 10% das receitas correntes brutas que hoje equivalem a R$40 bilhões de reais”, afirmou o secretário.

Além dos conselhos municipais e o Conselho Estadual de Saúde, compareceram na mobilização o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná (Sintespar), o Conselho Regional de Farmácia, assessores do deputado federal Gilberto Martin, o Conselho Regional de Saúde do bairro Boa Vista e conselheiros dos municípios do litoral.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde do Boa Vista, e conselheiro municipal de saúde, Adalberto Prado, participou diretamente da mobilização e reitera a necessidade dos 10% das receitas correntes brutas da União no Sistema Único de Saúde. “Lamentavelmente ainda não conseguimos aprovar esse percentual pela União. Nós precisamos desse recurso pra investir em pesquisa, em servidores qualificados, em vigilância em saúde, em estrutura e ampliação de hospitais, contratação de médicos, de enfermeiros, de farmacêuticos, enfim, nós temos que ter um financiamento suficiente para podermos manter e ampliar o SUS.”

Veja a relação dos deputados federais e senadores do Paraná.

A votação do Projeto de Lei Parlamentar 321/13 irá à votação no Senado Federal dia 30 de outubro. Acompanhe aqui as fotos da mobilização.