CES/PR prestigia capacitação de SIOPS em Londrina 01/11/2023 - 09:58

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2023 ocorreu no Espaço Villa Rica no Município de Londrina/PR a Capacitação do SIOPS, direcionada para os municípios das Macros Norte e Noroeste. Foi sua 7ª edição, mas foi a primeira vez que ocorreu de forma descentralizada, em suas edições anteriores a cpacitação sempre ocorreu no município de Curitiba/PR e voltado para todos municípios do Estado do Paraná

O SIOPS é o Sistema de Informações sobre Orçamentos Público em Saúde, que é operacionalizado pelo Ministério da Saúde. E, por meio dele é realizado o acompanhamento e monitoramento da aplicação de recursos em saúde.

Essa capacitação foi realizada numa parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - Sesa/PR (por meio do Fundo Estadual de Saúde - Funsaude), Conselho de de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná - Cosems/PR e a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina.

O público-alvo foi formado por gestores de saúde, contadores e técnicos responsáveis pelo preenchimento das informações dos municípios no SIOPS e no DIGISUS. O objetivo era a atualização geral sobre o sistema, assim como repassar as principais alterações implementadas no sistema em face aos novos padrões da contabilidade pública estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.

O Conselho Estadual de Saúde do Paraná - CES/PR se fez presente no evento, o Conselheiro Estadual de Saúde Diones Monteiro representou o Presidente do CES/PR Rangel da Silva na Mesa de Abertura no primeiro dia do evento e, o Presidente Rangel da Silva esteve no segundo dia do evento.

*com informações do Fundo Estadual de Saúde do Paraná