CES/PR e ESPP promovem Curso Básico de Formação de Conselheiros(as) de Saúde sobre Orçamento Público da Saúde 09/10/2020 - 16:00

O Conselho Estadual de Saúde do Paraná – CES/PR em parceria com a Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – ESPP/SESA promovem no período dos meses de outubro a dezembro de 2020 Curso Básico de Formação de Conselheiros(as) de Saúde sobre Orçamento Público da Saúde, com carga horária total de 20 horas.

O curso será realizado na modalidade de Ensino à Distância – EAD pela plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde – AVASUS.

O curso surgiu de uma proposição da Comissão de Orçamento do CES/PR e visa capacitar conselheiros(as) de saúde sobre o sistema orçamentário do Sistema Único de Saúde – SUS.

Vagas:

Serão disponibilizadas 60 (sessenta) vagas no total, distribuídas da seguinte maneira:

- 30 (trinta) vagas serão destinadas para Conselheiros(as) do CES/PR, sendo que essas vagas serão divididas: 15 (quinze) vagas para novos(as) Conselheiros(as) do CES/PR e as outras 15 (quinze) vagas para Conselheiros(as) do CES/PR que participaram da Oficina de Orçamento do CES/PR realizada em novembro de 2019;

- 22 (vinte e duas) vagas, sendo: 01 (uma) vaga para cada uma das 22 (vinte e duas) Regionais de Saúde;

- 08 (oito) vagas, sendo: 02 (duas) vagas para cada uma das Macrorregionais de Saúde (Leste, Norte, Noroeste e Oeste), sendo que 01 (uma) dessas vagas deverá ser destinada para o município-sede da macrorregional.

* Inscrições:

- As inscrições deverão ser realizadas até o dia 20 de outubro de 2020.

- As inscrição serão realizadas de maneira online por meio da plataforma AVASUS e estará disponível na página da Escola de Saúde Pública do Paraná no link sobre Educação à Distância (EAD)

* Certificação:

- O certificado de conclusão do curso só será emitido ao aluno(a) que tiver concluído 100% das atividades.

* Cronograma do curso:

Conteúdo Programático

Textos de Referência

Tarefa

Out/2020

5h

Orçamento no SUS, planejamento orçamentário, instrumentos, agenda, papel dos poderes (executivo, legislativo, judiciário,

ministério público).

Conselheiro(a)s de Saúde;

Vídeos Orçamento Fácil

Síntese conceitual de cada instrumento do planejamento orçamentário

Nov/2020

5h

Como analisar o Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde do Paraná?

Relatório Quadrimestral da Secretaria de referência do(a) conselheiro(a);

Conselheiro(a)s de Saúde.

Análise dos elementos constitutivos do RQ

5h

Como analisar o Relatório Anual de Gestão das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde do Paraná?

Relatório Anual de Gestão da Secretaria de referência do(a) conselheiro(a);

Conselheiro(a)s de Saúde.

Análise dos elementos constitutivos do RAG

Dez/2020

5h

Como o Conselheiro Estadual de Saúde deve exercer seu papel no processo de elaboração do PPA, Plano de Saúde, PAS, LDO e LOA e Decreto de Execução Orçamentária referentes ao financiamento e à programação orçamentária

do SUS no Paraná?

Manual de Orçamento

e Finanças Públicas para Conselheiro(a)s de Saúde.

Elementos da análise crítica dos instrumentos orçamentários